Câmpus Garopaba e Itajaí participam de programa estadual de pesquisa em resíduos sólidos
Os câmpus Garopaba e Itajaí do IFSC estão participando da Rede Cooperativa Estadual de Pesquisa em Resíduos Sólidos, um programa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e que tem como objetivo traçar um diagnóstico e contribuir com proposições para a revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos estadual.
O programa é uma necessidade do governo do Estado é revisar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, elaborado em 2016 pelo governo do Estado por força de uma legislação federal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Fapesc investirá R$ 3 milhões no programa, que terá duração de dois anos.
A pesquisa terá cinco etapas: a estrutura de governança da rede; a definição de ferramenta para aquisição de dados, banco de dados e modelagem de indicadores de desempenho; o levantamento de dados primários e secundários nas Mesorregiões de Santa Catarina; o processamento e tratamento de dados das Mesorregiões de Santa Catarina e as proposições para revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.
A coordenação estadual é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como coordenador geral o professor Armando Borges de Castilhos Junior, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. Além disso, outras nove instituições também colaboram, nas seis mesorregiões do Estado.
O Câmpus Garopaba vai coordenar a pesquisa na região Sul, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), abrangendo 46 municípios, sendo que 20 ficarão sob responsabilidade do Câmpus Garopaba. Já o Câmpus Itajaí vai trabalhar em conjunto com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) em 12 municípios da mesorregião Vale do Itajaí.